Hoje, 21 de setembro, é a data em que se comemora o dia da árvore! O dia ficou marcado devido o início da estação das flores, a primavera (com datas sempre variáveis conforme as condições climáticas). Também foi escolhido 21 de setembro dia da árvore porque é durante a primavera que há uma enorme quantidade de pigmentos fotossintéticos (mais conhecido como clorofila) nas folhas da árvore, que garantem a cor verde característica em seu estágio mais intenso e vibrante do que em qualquer outra época do ano.
Por volta deste período é comum encontrar algumas outras árvores que não possuam flores verdes desabrocharem e colorirem as cidades com suas lindas cores vibrantes, como é o caso dos ipês que podem ser amarelos, rosas, roxos e até na cor branca.
Quais os benefícios de uma árvore?
Árvore é sinônimo de vida! Dela o homem pode se beneficiar de várias formas, é da árvore que se origina a folha de papel com o uso da celulose, de seu tronco que usamos para confeccionar objetos e móveis de madeira que ainda “reaproveitamos” as sobras para produzir o carvão vegetal, e o maior e mais importante de todos, são das árvores que vêm parte do oxigênio que respiramos!
Mas o dia da árvore não existe só por isso, elas ainda são ótimas proteções contra a erosão do solo, de leitos e nascentes de rios, a preservação da vida animal silvestre como pássaros, pequenos macacos e etc.,
Mas afinal, qual a importância de se comemorar o dia da árvore?
Segundo dados do IBGE, o Brasil possui apenas 12% da área original da Mata Atlântica. A área devastada equivale hoje ao tamanho do estado do Pará e mais que toda a região sudoeste, o que acabou acarretando a extinção de animais, a pesquisa aponta que até 2012, 618 espécies estavam ameaçadas.
Neste outro aspecto, o dia da árvore é de fundamental importância para a conscientização da população defronte à constante alta no desmatamento. Em função da necessidade do homem estar sempre buscando “melhorias” nas suas condições de vida, as árvores são os primeiros alvos do consumo desenfreado por produtos e a necessidade de mais espaço para dar lugar à shoppings e arranha-céus, que gera a destruição cada vez mais massiva de áreas enormes das florestas brasileiras.
Comemore o dia da árvore ajudando a preservar o meio ambiente, plante uma árvore na sua vizinhança e cuide de seu crescimento. ONGs como o “Clube da Semente” promovem ações sociais de distribuição de sementes, saiba como participar clicando aqui!
Ar condicionado agride a natureza?
Hoje existem modelos modernos de ares condicionados que não agridem a natureza e ainda ajudam a poupar energia elétrica com o uso de aparelhos de ar condicionado. Dentre eles, se enquadram os que possuem tecnologia Inverter, capaz de economizar até 40% de energia elétrica se comparado aos modelos convencionais. E aqueles que possuam gás ecológico em seu funcionamento. “Basicamente a principal diferença está no Fluido Refrigerante que circula internamente no aparelho. Este “gás ecológico”, como é conhecido popularmente, não tem em sua composição química o CFC (clorofluorcarbono) responsável pela diminuição da Camada de Ozônio de nosso planeta. Nos condicionadores mais modernos utilizam-se os fluídos HFC (hidrofluorcarbono)”, pondera o coordenador do curso Técnico de Refrigeração e Climatização do CTR (Centro Tecnológico de Refrigeração), Daniel Bernardini.
Confira modelos de ar condicionado ecológico na PoloAr!